Detonado: Axelay

Produtora: Konami

Fabricante: Konami

Ano de Lançamento: 1992

País de Origem: Japão

Plataforma: Super Nintendo

Gênero: Nave/Shoot ‘Em Up

Passei a semana inteira resolvendo alguns problemas e tive pouquíssimo tempo disponível para escrever ou para jogar videogame. Por muito pouco o Detonado desta semana não foi comprometido. Foi quando eu me lembrei de Axelay, um jogo relativamente curto e com o qual tenho bastante familiaridade.

Axelay foi um jogo bastante exaltado pela imprensa durante a época de seu lançamento mas o título saiu justamente quando os games de nave -ou shoot ‘em up/shmup– já estavam em decadência enquanto Street Fighter II conquistava os jogadores de todo o mundo. Por causa disto, a obra da Konami não fez o sucesso esperado e acabou caindo em um injusto esquecimento.

Axelay, como todo jogo de nave, é difícil mas a obra até que é “acessível” se comparada a outros títulos similares como Gradius, Darius ou R-Type. O título também não faz o estilo bullet hell como os games do gênero que são lançados nos dias de hoje e é possível praticar sem muitos traumas.

A dica é treinar bastante no easy -que também oferece mais continues– e só então partir para as dificuldades mais altas. Os inimigos aparecem em maiores quantidades e atiram com mais frequência em níveis mais elevados mas seus padrões de ataque não mudam muito o que facilita a jornada.

ARMAS- Axelay oferece oito armas. Você começa com três delas (Straight Laser, Round Vulcan e Macro Missile) e recebe as demais a medida em que o jogo progride. Sua nave pode ser equipada com até três delas. Saiba quais são as melhores e também como utilizá-las!

  • Straight Laser- dispara uma rajada de fogo. É bastante forte mas só atira em linha reta.
  • Needle Cracker- dispara raios laser teleguiados mas é mais fraca que a Straight Laser.
  • Wind Laser- dispara quatro raios que varrem a parte de cima e de baixo da tela, além de atravessar os alvos. Use com o botão de mísseis -aperte A na configuração padrão.
  • Round Vulcan- provavelmente a melhor arma do jogo. É uma metralhadora que varre os arredores da nave. Também pode ser utilizada para atingir alvos atrás de você. Não causa muitos danos mas é bastante rápida.
  • Morning Star- oito esferas giram em torno de sua nave até se dispersarem. É útil para quando você estiver cercado mas é lenta.
  • Macro Missile- atira mísseis que conseguem penetrar a defesa de alguns alvos. É bastante forte mas o intervalo é demorado e só dispara em linha reta. Use com o botão de mísseis.
  • Explosion Bomb- funciona de duas maneiras: nas fases de progressão lateral, dispara uma bomba que desce em diagonal. Já nos estágios de progressão vertical, lança dois mísseis que cobrem os lados da nave. O dano é alto mas o intervalo é longo e só é útil durante situações específicas. Também é acionada com o botão de mísseis.
  • Cluster Bomb- também funciona de duas maneiras: nas fases de progressão lateral, dispara várias bombas para baixo. Já nos estágios de progressão vertical, lança explosivos para trás. Também só é útil durante alguns momentos e é acionada com o botão de mísseis.

DICAS GERAIS:

  • Sua nave pode ser atingida três vezes antes de explodir, mas você perde a arma que estava utilizando a cada dano sofrido. Isto não vale para colisões contra paredes ou contra os inimigos -neste caso, isto vai lhe custar uma tentativa.
  • Fique sempre recuado: é mais fácil para prever os obstáculos.
  • Treine bastante com a Round Vulcan, pois esta arma vai salvá-lo durante a maioria das situações.
  • Cuidado se você optar por fugir dos inimigos pois muitos deles são persistentes.

FASE 1- use a Round Vulcan quando os inimigos tentarem cercá-lo. E tenha cuidado para não se chocar com as pedras. Destrua as redes roxas e as rochas menores para passar.

Subchefe: desvie dos tiros e acerte-o quando ele emergir. Saia de sua frente quando os seus canhões brilharem.
Cuidado nestes afunilamentos: deixe o direcional pressionado no sentido do corredor para passar sem danos.
Esta aranha é a chefe da fase. Fique na parte inferior da tela na frente da inimiga atirando em sua boca e depois em seu olho azul. Contra a teia, vá para os lados e avance quando vierem os filhotes. A Straight Laser e a Macro Missile são suas melhores escolhas aqui.

FASE 2- você recebe a Explosion Bomb e fica ao seu critério utilizá-la ou não. Use a Round Vulcan contra os inimigos no teto e no chão. Passe rapidamente pelas portas e cuidado para não bater nas passagens estreitas.

Este “ED-209” é o dono do pedaço. Destrua sua boca e depois atire no miolo branco sob o casco -com a Macro Missile ou a Explosion Bomb fica mais fácil. Quando o chefe for usar a metralhadora ou for disparar um raio branco, corra para trás dele.

FASE 3- você receberá a Needle Cracker que será muito útil daqui pra frente. Aqui os inimigos aparecem de surpresa: seja rápido para desviar ou revidar.

Esse labirinto de canos é um saco! Vá com muito cuidado pois as passagens são estreitas. Destrua as estruturas amarelas e os canhões para abrir caminho. E fique atento aos “fogos de artifício” que vêm da cidade abaixo.
Subchefe: destrua os dois canhões frontais e depois a pequena metralhadora no centro. Mantenha-se no canto oposto ao inimigo para não ser encurralado.
Este “olho” é o chefe da fase. Destrua as quatro naves que giram ao seu redor.
Ele se transforma! Destrua os canhões ao redor do disco voador e mantenha-se no canto oposto ao inimigo para desviar dos tiros.
Última forma. Atire no centro da nave e não fique na frente dos canhões que estiverem brilhando em azul.

FASE 4- você recebe a Cluster Bomb que será útil contra os inimigos que vêm por baixo. Use a Round Vulcan para limpar o teto e o chão. Quando estiver sob a água, seus movimentos ficam um pouco mais lentos, então tenha cuidado. No final da fase, haverá um desmoronamento: fique na parte de baixo da tela para desviar das pedras ou use a Round Vulcan novamente. E fique atento porque costuma haver slowdowns nesta fase.

O chefe é este monstro. Fique no alto da tela para atraí-lo e, então, desça para atirar em sua “cabeça”. O raio roxo não causa danos, apenas o deixa lento e troca suas armas. Quando o vilão perder dois terços da vitalidade, ele irá disparar contra você: alinhe sua nave com a “cabeça” do inimigo para escapar.

FASE 5- você recebe a Morning Star que eu não utilizo. Destrua rapidamente os dragões para que eles não atrapalhem. E fique atento ao solo desta fase: podem aparecer pedras, fogo ou mesmo inimigos repentinamente.

Estas duas naves não são chefes mas dão muito trabalho. Não fique muito recuado pois elas aparecem por baixo: use a Round Vulcan para trás e destrua as pedras. Quando houver espaço, passe pelos inimigos e continue o ataque pela frente.
Fique na parte inferior diante do monstro e atire em seu peito esquerdo -com a Macro Missile fica mais fácil. Quando o inimigo cobrir o rosto, ele vai soltar uma labareda: fique em um lado da tela e desvie rapidamente para o outro. E nunca permaneça nos cantos, pois aqui é mais difícil escapar dos demais ataques.

FASE 6- você recebe a Wind Laser, a última e mais poderosa arma do jogo. Esta fase começa em um ritmo frenético com vários inimigos vindo para cima de você: seja rápido para desviar ou revidar. E fique atento ao slowdown que pode atrapalhar por aqui também.

É impossível destruir este robô: procure ficar fora do alcance de seu holofote para não levar tiros. E tenha cuidado com os inimigos oportunistas que aparecem de surpresa.
Subchefe: destrua as duas naves auxiliares e ataque a parte superior da nave principal -com a Wind Laser, é possível resolver os três problemas com uma tacada só. Quando o inimigo começar a puxá-lo, direcione para o lado oposto para não se espatifar. E não fique muito recuado para conseguir desviar das armadilhas do corredor.
Chefe final: atire nos dois canhões e movimente-se em círculos para escapar das pedras.
Segunda forma. A estratégia é fácil de falar mas é difícil de fazer: desvie dos tiros e ataque a saliência amarela. E tenha muito cuidado para não ser encurralado.
Terceira forma: ele vai enviar réplicas da sua nave. NÃO ATIRE e espere as cópias irem embora. Quando o chefe estiver sozinho, dispare contra a “cabeça”.
Última forma. Fique no lado esquerdo da tela desviando dos tiros e ataque. E não se preocupe com as explosões atrás de sua nave, pois elas são inofensivas.
Parabéns! Você salvou o seu povo da invasão alienígena! Será que eles têm churrasco e cerveja pra recompensar o nosso herói?

AVALIAÇÃO:

  • Visual- 10: hoje o visual está datado mas as texturas eram muito realistas para 1992.
  • Som- 10: músicas empolgantes, efeitos agradáveis e vozes digitalizadas.
  • Jogabilidade- 7: as fases finais têm slowdown por causa do excesso de elementos.
  • Dificuldade- 9: quase no ponto.
  • Diversão- 10: mesmo sendo difícil, Axelay é empolgante do início ao final.
  • Média FInal- 9,2

Publicado por Farmácia dos Games

Sou formado em farmácia, apaixonado por games e futebol. Não necessariamente nesta ordem!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora