Produtora: Konami
Fabricante: Konami
Ano de Lançamento: 1992
País de Origem: Japão
Plataforma: Super Nintendo
Gênero: Nave/Shoot ‘Em Up
Passei a semana inteira resolvendo alguns problemas e tive pouquíssimo tempo disponível para escrever ou para jogar videogame. Por muito pouco o Detonado desta semana não foi comprometido. Foi quando eu me lembrei de Axelay, um jogo relativamente curto e com o qual tenho bastante familiaridade.
Axelay foi um jogo bastante exaltado pela imprensa durante a época de seu lançamento mas o título saiu justamente quando os games de nave -ou shoot ‘em up/shmup– já estavam em decadência enquanto Street Fighter II conquistava os jogadores de todo o mundo. Por causa disto, a obra da Konami não fez o sucesso esperado e acabou caindo em um injusto esquecimento.
Axelay, como todo jogo de nave, é difícil mas a obra até que é “acessível” se comparada a outros títulos similares como Gradius, Darius ou R-Type. O título também não faz o estilo bullet hell como os games do gênero que são lançados nos dias de hoje e é possível praticar sem muitos traumas.
A dica é treinar bastante no easy -que também oferece mais continues– e só então partir para as dificuldades mais altas. Os inimigos aparecem em maiores quantidades e atiram com mais frequência em níveis mais elevados mas seus padrões de ataque não mudam muito o que facilita a jornada.
ARMAS- Axelay oferece oito armas. Você começa com três delas (Straight Laser, Round Vulcan e Macro Missile) e recebe as demais a medida em que o jogo progride. Sua nave pode ser equipada com até três delas. Saiba quais são as melhores e também como utilizá-las!
- Straight Laser- dispara uma rajada de fogo. É bastante forte mas só atira em linha reta.
- Needle Cracker- dispara raios laser teleguiados mas é mais fraca que a Straight Laser.
- Wind Laser- dispara quatro raios que varrem a parte de cima e de baixo da tela, além de atravessar os alvos. Use com o botão de mísseis -aperte A na configuração padrão.
- Round Vulcan- provavelmente a melhor arma do jogo. É uma metralhadora que varre os arredores da nave. Também pode ser utilizada para atingir alvos atrás de você. Não causa muitos danos mas é bastante rápida.
- Morning Star- oito esferas giram em torno de sua nave até se dispersarem. É útil para quando você estiver cercado mas é lenta.
- Macro Missile- atira mísseis que conseguem penetrar a defesa de alguns alvos. É bastante forte mas o intervalo é demorado e só dispara em linha reta. Use com o botão de mísseis.
- Explosion Bomb- funciona de duas maneiras: nas fases de progressão lateral, dispara uma bomba que desce em diagonal. Já nos estágios de progressão vertical, lança dois mísseis que cobrem os lados da nave. O dano é alto mas o intervalo é longo e só é útil durante situações específicas. Também é acionada com o botão de mísseis.
- Cluster Bomb- também funciona de duas maneiras: nas fases de progressão lateral, dispara várias bombas para baixo. Já nos estágios de progressão vertical, lança explosivos para trás. Também só é útil durante alguns momentos e é acionada com o botão de mísseis.
DICAS GERAIS:
- Sua nave pode ser atingida três vezes antes de explodir, mas você perde a arma que estava utilizando a cada dano sofrido. Isto não vale para colisões contra paredes ou contra os inimigos -neste caso, isto vai lhe custar uma tentativa.
- Fique sempre recuado: é mais fácil para prever os obstáculos.
- Treine bastante com a Round Vulcan, pois esta arma vai salvá-lo durante a maioria das situações.
- Cuidado se você optar por fugir dos inimigos pois muitos deles são persistentes.
FASE 1- use a Round Vulcan quando os inimigos tentarem cercá-lo. E tenha cuidado para não se chocar com as pedras. Destrua as redes roxas e as rochas menores para passar.
FASE 2- você recebe a Explosion Bomb e fica ao seu critério utilizá-la ou não. Use a Round Vulcan contra os inimigos no teto e no chão. Passe rapidamente pelas portas e cuidado para não bater nas passagens estreitas.
FASE 3- você receberá a Needle Cracker que será muito útil daqui pra frente. Aqui os inimigos aparecem de surpresa: seja rápido para desviar ou revidar.
FASE 4- você recebe a Cluster Bomb que será útil contra os inimigos que vêm por baixo. Use a Round Vulcan para limpar o teto e o chão. Quando estiver sob a água, seus movimentos ficam um pouco mais lentos, então tenha cuidado. No final da fase, haverá um desmoronamento: fique na parte de baixo da tela para desviar das pedras ou use a Round Vulcan novamente. E fique atento porque costuma haver slowdowns nesta fase.
FASE 5- você recebe a Morning Star que eu não utilizo. Destrua rapidamente os dragões para que eles não atrapalhem. E fique atento ao solo desta fase: podem aparecer pedras, fogo ou mesmo inimigos repentinamente.
FASE 6- você recebe a Wind Laser, a última e mais poderosa arma do jogo. Esta fase começa em um ritmo frenético com vários inimigos vindo para cima de você: seja rápido para desviar ou revidar. E fique atento ao slowdown que pode atrapalhar por aqui também.
AVALIAÇÃO:
- Visual- 10: hoje o visual está datado mas as texturas eram muito realistas para 1992.
- Som- 10: músicas empolgantes, efeitos agradáveis e vozes digitalizadas.
- Jogabilidade- 7: as fases finais têm slowdown por causa do excesso de elementos.
- Dificuldade- 9: quase no ponto.
- Diversão- 10: mesmo sendo difícil, Axelay é empolgante do início ao final.
- Média FInal- 9,2