Detonado: Final Fight 2

Produtora: Capcom

Distribuidora: Capcom

Ano de Lançamento: 1993

País de Origem: Japão

Plataforma: Super Nintendo

Gênero: Beat ‘Em Up

Bem-vindos à Farmácia dos Games novamente, querido leitor e querida leitora! O autor foi obrigado a se ausentar de ambos os blogs visando estudar para algumas provas mas agora está apto a retomar as atividades.

Optei por retomar o nosso diário com Final Fight 2 que joguei em meio aos estudos. A obra já foi relembrada pelo blog há alguns anos atrás e optei por escrever um detonado aproveitando que o autor já estava com a mão na massa.

Final Fight 2 é a sequência pouco conhecida de Final Fight, grande sucesso nos fliperamas/arcades. A obra ficou restrita durante muito tempo ao Super Nintendo e nem todos tiveram acesso ao cartucho durante a época de seu lançamento.

O jogo está um pouco mais fácil em relação ao seu antecessor -em parte devido às limitações do Super Nintendo que só permite três inimigos na tela ao mesmo tempo- e chegar ao final é uma tarefa relativamente tranquila mesmo nos níveis normal e hard.

Aproveite bem a sua volta ao mundo espancando os vilões da Mad Gear e utilize este detonado se você empacar em alguma parte. E, se puder, convide algum amigo ou amiga para dividir esta experiência com você, afinal Final Fight 2 é bem mais divertido se jogado em dupla! O roteiro foi elaborado com base na versão japonesa.

PERSONAGENS:

HAGGAR- é o único lutador remanescente do primeiro Final Fight. Seus golpes são idênticos aos do Zangief de Street Fighter, incluindo o Spinning Clothesline (Y+B simultaneamente) e o Pile Driver (agarre o inimigo, aperte B e depois Y). É o guerreiro mais forte mas também o mais lento do trio e suas voadoras são as piores do jogo.

MAKI- é a personagem mais fraca além de possuir socos de curto alcance. Sua habilidade especial, o salto triangular (pule em direção a uma parede) é inútil visto que há poucos muros ao longo da aventura. Em compensação, ela é a mais veloz do trio além de desferir as melhores voadoras do cartucho. A despeito de suas desvantagens, Maki é a melhor lutadora do jogo na opinião do autor.

CARLOS- conta com força e mobilidade razoáveis, além de desferir socos de excelente alcance. Também pode utilizar facas sem perdê-las, assim como o Cody na aventura anterior. Seu Y+B possui um grande inconveniente: há um pequeno delay na execução e você fica vulnerável por alguns instantes. Carlos, na opinião do autor, é o pior dos três lutadores.

INIMIGOS: Final Fight 2 possui poucos tipos de inimigos. Conheça as suas características para se dar bem contra eles.

MIC, ELIJAH, MARK, BULL, SCHOT e JACK: são os inimigos mais comuns do jogo. São lentos mas podem causar problemas se estiverem em grupos. Procure não enfrentá-los pela frente para não ser chutado e use o “flanqueamento” (veja adiante).

JONY e ATLAS: estes vilões defendem seus golpes e seu agarrões são mortais. Felizmente, eles são bastante lentos. Voadoras e armas conseguem furar seu bloqueio. Você também pode jogar outros inimigos em cima deles. É possível flanqueá-los mas tenha cuidado com os contra-ataques.

ELIAS e ELIOT: estes inimigos são bastante rápidos e possuem golpes de longo alcance mas eles raramente atacam diretamente. Sua tática preferida é golpear pelas costas enquanto você estiver distraído e lutando contra outros adversários. A melhor estratégia é agarrá-los e jogá-los contra os outros vilões.

ELICK: estes inimigos investem em sua direção com seus tasers que causam grandes danos. Evite ficar na mesma linha que eles. E tenha cuidado caso eles saiam da tela pois eles costumam voltar correndo. A tática mais segura é atacá-los pelas costas após eles errarem seus golpes. Jogar outros adversários contra eles também funciona.

MARY e ELIZA: estas ninjas são as inimigas mais traiçoeiras do jogo pois seus saltos atingem seu lutador em qualquer lugar. Elas costumam atacar enquanto você estiver distraído com outros vilões ou ainda aparecendo de surpresa vindas de fora da tela. Fique se movimentando para confundí-las e use preferencialmente arremessos.

ANDORE: os temidos grandões de Final Fight retornam mas, felizmente, bem mais fracos. Nunca fique na mesma linha que eles para não ser atropelado e aproveite para flanqueá-los. Estes inimigos também são conhecidos como “Hugo” em Street Fighter III.

JOE: estes inimigos jogam molotovs que causam grandes danos. Ao avistar um deles, a melhor estratégia é mudar de plano e esperar eles irem embora. Você também pode atrair os outros vilões para o fogo mas tenha cuidado para não ser atingido.

DICAS GERAIS:

  • Cuidado para não acabar cercado. Tente concentrar os inimigos em um mesmo lado da tela jogando-os uns contra os outros. Se necessário, use voadoras ou golpes especiais (Y+B) para controlar a multidão.
  • Evite atacar os inimigos pela frente. É mais seguro aproximar-se pelos lados (“flanqueamento”). E aproveite para agarrá-los.
  • Cuidado ao usar armas pois elas o deixam vulnerável. Mantenha distância dos inimigos caso você encontre algum armamento.
  • Itens de cura são extremamente raros neste jogo. Ao encontrar algum, deixe para pegá-lo após eliminar todos os inimigos da tela ou se a situação estiver crítica. E cuide bem da sua vitalidade.
  • Lembre-se de que o jogo só comporta três elementos (inimigos e objetos destrutíveis) por vez. Tire proveito disto e não quebre os barris se você não quiser enfrentar multidões. Você também pode avançar a tela para diminuir o surgimento de adversários.

FASE 1- HONG KONG: fase bastante fácil. Aproveite para treinar os comandos e também as estratégias de combate.

Won Won é o 1º chefe. Use o flanqueamento para agarrá-lo. Se ele pular, fique atento à sua sombra para não ser esmagado. E procure não enfrentá-lo pela frente pois o braço do vilão é bem maior que o seu!

FASE 2- FRANÇA: tenha cuidado com as ninjas que atacam de surpresa. Movimente-se bastante para não ser atingido.

Contra Freddie, nunca fique na mesma linha que ele para não ser atropelado. E aproveite para agarrá-lo.

1ª FASE DE BÔNUS: destrua o carro antes que o tempo se esgote.

Você precisa quebrar as duas laterais superiores e o capô antes de arrebentar o interior do veículo. Pegue a tonfa para facilitar.

FASE 3- HOLANDA: fase bastante extensa e com poucos itens pelo caminho. Os inimigos também estarão mais fortes a partir deste ponto. Seja mais cauteloso para poupar suas preciosas vidas.

FASE 4- INGLATERRA: esta fase é um pouco mais tranquila em relação à anterior. Não deixe de pegar os itens escondidos para aumentar suas chances.

Contra Philippe use apenas voadoras ou golpes especiais. Ele é rápido mas sua vitalidade se esgota rapidamente.

2ª FASE DE BÔNUS: destrua os barris antes do cronômetro zerar. Não acerte os que estiverem em chamas ou você perderá tempo.

Memorize a ordem que os barris pegam fogo. Maki e a melhor personagem para esta fase graças à sua velocidade.

FASE 5- ITÁLIA: aqui você enfrentará hordas de inimigos de um mesmo tipo. Procure arremessar os vilões uns contra os outros para facilitar.

Há uma invencibilidade temporária escondida atrás desta pilastra logo no início da 2ª tela. Pegue-a para facilitar o combate contra as ninjas que vêm a seguir.

FASE 6- JAPÃO: você será recebido com minas terrestres e inimigos em grandes quantidades. Fique atento também ao cronômetro pois a fase é longa e o tempo é apertado.

Parabéns! Você chegou ao final da jornada e salvou a família de Maki!

AVALIAÇÃO:

  • Visual- 9: bonecos grandes e cenários variados.
  • Sons- 7: os efeitos sonoros são bons mas a trilha não é muito empolgante.
  • Jogabilidade- 8: apresenta algumas pequenas falhas.
  • Dificuldade- 5: melhor jogar no nível expert direto.
  • Diversão- 10: mesmo com a pouca variedade de situações, o jogo dificilmente cansa.
  • Média Final- 7,8

Publicado por Farmácia dos Games

Sou formado em farmácia, apaixonado por games e futebol. Não necessariamente nesta ordem!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora