Super Mario Kart

Fabricante: Nintendo

Ano de Lançamento: 1992

País de Origem: Japão

Plataforma: Super Nintendo

Gênero: Esporte/Corrida

Joguei Super Mario Kart diversas vezes durante a minha infância e a minha adolescência. Ou melhor, tentei jogar! Disputei contra meus colegas de escola e eu nunca venci uma corrida -o melhor que eu consegui foi um 4º lugar! Nunca fui bom nesse game, o que era agravado por aquele meu supracitado trauma com Super Monaco GP II!

Super Mario Kart foi um dos primeiros spin-offs da franquia Mario. O encanador, mais uma vez, precisa derrotar seu inimigo Bowser (“Koopa” no Japão). A diferença é que desta vez eles irão resolver as suas diferenças nas pistas ao invés de um tentar pular na cabeça do outro.

O jogo fez um enorme sucesso e até hoje é um dos games de corrida mais influentes já lançados. Títulos como Crash Team Racing e Sonic & Sega All-Stars Racing, por exemplo, beberam desta fonte. A própria Nintendo tratou de tornar Mario Kart uma franquia própria e todo console da empresa é agraciado com um pelo menos um capítulo da série.

Os oito pilotos disponíveis.

O visual de Mario Kart é simples mas o jogo impressionava pelos efeitos de zoom e rotação, duas inovações proporcionadas pela tecnologia Mode 7. A música é agradável e os efeitos sonoros cartunescos oferecem um clima divertido às corridas. A jogabilidade é boa com controles fáceis de operar mas há apenas transmissão automática, sem opção de câmbio manual. A dificuldade está no ponto certo, embora eu não seja exatamente um bom parâmetro de avaliação!

Super Mario Kart oferece oito pilotos, todos bastante conhecidos pelos entusiastas da franquia. Cada um deles possui suas próprias características: aceleração, estabilidade, velocidade final/top speed, …

Seu objetivo, obviamente, é vencer a competição somando o máximo possível de pontos, assim como ocorre nas provas de automobilismo. Há várias modalidades, cada uma delas composta por quatro circuitos. O grande diferencial de Mario Kart, porém, é que há itens na pista para fortalecer seu piloto ou prejudicar seus adversários, e utilizar tais recursos é fundamental para se ter um bom desempenho.

Um dos grandes baratos de Super Mario Kart foi transformar as fases dos jogos anteriores em pistas. Não pude captar todas as referências visto que nunca fui um grande fã do encanador, mas os entusiastas certamente deliraram com todas elas. Os próprios itens também foram retirados de outros títulos da franquia.

O jogo possui uma jogabilidade bastante simples e fácil de aprender -há apenas acelerador, freio e os botões para itens. Além de ser gostoso de jogar (depois que você pega as manhas, é claro!), Super Mario Kart é uma ótima primeira experiência em games de corrida. Nada de física realista, ajustes no carro ou administração de combustível. É tudo descomplicado e descompromissado. Minha única queixa neste quesito é a ausência de um câmbio manual.

Minhas experiências com Super Mario Kart não foram exatamente boas. Joguei na casa dos amigos e nunca venci uma corrida sequer! Além dos meus problemas com jogos do gênero, eu não compreendia o sistema do game -lembro que apanhei um cogumelo na pista acreditando que fosse algum booster mas era uma armadilha! E ainda cheguei em quarto lugar após pagar esse mico!

Eu, aliás, quase sempre recusei os convites para jogar outros títulos da franquia. Os amigos me chamavam para experimentar o cartucho do Nintendo 64 mas eu sempre evitava! Muito provavelmente eu aceitaria nos dias de hoje.

Super Mario Kart foi um jogo onde mais paguei micos do que me diverti. Hoje dou muita risada dos meus feitos e, certamente, daria uma nova chance ao cartucho. Mesmo nunca tendo vencido uma corrida, eu compreendi perfeitamente porque a franquia fez sucesso e também porque ela segue tão influente mesmo após quase 30 anos após seu lançamento.

Bibliografia:

Imagens: Gamefaqsgamefaqs.gamespot.com/snes/588738-super-mario-kart

Informações e Dados Técnicos: Wikipedia (em inglês)- en.wikipedia.org/wiki/Super_Mario_Kart

Publicado por Farmácia dos Games

Sou formado em farmácia, apaixonado por games e futebol. Não necessariamente nesta ordem!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora